Perguntas Frequentes


Engenharia de Software Moderna (DCC/UFMG)

Curso de Extensão a Distância

Este é um curso avançado?


Não, trata-se de um curso de entrada na profissão de Engenheiro de Software, exigindo apenas conhecimento básico de uma linguagem de programação orientada a objetos.

Por que o nome Engenharia de Software Moderna?


Porque focamos em práticas recentes e largamente adotadas com sucesso pelas principais empresas de software do mundo. Essa é uma diferença importante em relação a cursos e livros mais tradicionais de Engenharia de Software.

Quais tecnologias são aprendidas no curso?


O curso não é focado no domínio de tecnologias de programação, como linguagens, frameworks e ferramentas. Em vez disso, o objetivo é transmitir os princípios e fundamentos da área, que tendem a ser duradouros e independentes de tecnologia.

O curso inclui trabalhos práticos?


Não, pois eles não caberiam em uma carga horária de 48 horas.

Qual deve ser a minha dedicação semanal?


4 horas, por cerca de três meses. Além de videoaulas e leituras, os alunos deverão entregar exercícios todas as semanas, que servirão como preparação para as provas.

O curso terá alguma atividade presencial?


Não. As aulas e provas são exclusivamente a distância. Por isso, esperamos formar alunos residentes em qualquer parte do Brasil.

O curso possui aulas ao vivo?


Não, pois não queremos exigir que os alunos tenham horários fixos (exceto para os exames).

Quando os exames de cada módulo serão realizadas?


Os exames serão realizados a distância, no final de cada módulo, sempre aos sábados, com duração de 90 minutos.

Qual o formato dos exames?


Os exames incluirão questões de múltipla escolha e também algumas questões abertas, com correção manual. Essa é uma diferença importante para cursos a distância do tipo MOOC (Massive Open Online Courses).

Posso aproveitar o curso na minha graduação, mestrado ou doutorado no DCC/UFMG?


Não, pois ele é um curso de extensão.

Qual a data de vencimento das parcelas?


A primeira parcela vence no primeiro dia útil após a matrícula. As duas outras parcelas vencem no dia 10 dos meses subsequentes.

Qual o procedimento para pagamento por pessoa jurídica?


Veja informações detalhadas neste documento. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com a FUNDEP: (31) 3409-4220.

O curso oferece bolsas?


De acordo com a Resolução nº 07/2004, do Conselho Universitário da UFMG, 10% das vagas devem ser convertida em bolsas gratuitas para alunos e servidores da UFMG. No caso de alunos, deve-se comprovar carência junto a FUMP. Para informações sobre como solicitar essas bolsas, veja esta página.

Caso satisfaça esses critérios, para participar do processo seletivo de bolsas, você deve entregar seu CV atualizado. No caso de funcionários, entregar também carta do chefe imediato, justificando a importância do curso. No caso de alunos, entregar carta semelhante, do coordenador do seu curso.